Essa transformação foi impulsionada pelas mudanças de hábitos, principalmente durante a pandemia da Covid-19, em que as pessoas começaram a valorizar mais a importância do autocuidado. Além disso, há um amadurecimento social quanto à estética masculina: um movimento que ganha força com o retorno das barbearias, que se especializaram em oferecer o que há de melhor para o cuidado do cabelo e da barba. Seguido disso, vemos tendências como a beleza sem gênero e a simplificação do skincare, com produtos e tratamentos idealizados para eles, obtendo mais espaço na sociedade.
OS TABUS
Ainda vemos algumas barreiras quando o assunto é estética masculina. O estigma de que os homens não devem se importar com sua aparência, ainda é frequente. Outra questão que distancia este público das estéticas é o constrangimento de frequentar ambientes majoritariamente femininos e, muitas vezes, não terem conhecimento sobre os procedimentos que podem realizar.
Diante disso, o profissional da estética pode fazer alguns esforços para se aproximar desse público e deixá-los mais confortáveis. O primeiro passo é apresentar os tratamentos e benefícios para o público masculino de uma forma natural. Somente assim será possível minimizar a “estranheza social”, além de ajudá-los a conhecer as possibilidades e desmistificar mitos quanto aos procedimentos. Outro fator que deve ser abordado, é a importância desses tratamentos para a saúde, bem-estar e autoestima, algo que está muito ligado à saúde mental, outra pauta que vem ganhando força no meio social.
Além dessas questões, atender clientes de forma mais personalizada, ágil e discreta é um diferencial que clientes de todos os gêneros buscam. Por isso, ter um ambiente agradável e acolhedor é benéfico tanto para o público masculino, quanto para os demais clientes. Busque ter uma comunicação acolhedora e esclarecedora, explicar as coisas de forma simples e didática pode fazer a diferença para conquistar este público.
O QUE OS HOMENS BUSCAM?
Tratamentos capilares, corporais e opções para cuidar da pele, eliminando manchas e prevenindo o envelhecimento, são alguns dos mais procurados pelo público masculino. Além disso, muitos homens ainda têm receio da dor que alguns procedimentos estéticos podem causar, por isso, contar com tecnologias não invasivas que ofereçam resultado com mais conforto é um importante fator de decisão para captar este público em expansão.
Outra questão que chama a atenção dos homens quando o assunto é beleza, são os procedimentos simples e práticos, preferencialmente aqueles que não deixam marcas e permitem seguir com a rotina normalmente após suas aplicações. Dessa forma, tratamentos que não demandam do consumidor cuidados excessivos após sua aplicação, costumam atrair mais o público e ter mais sucesso nas clínicas estéticas.
PRÓXIMOS PASSOS
Alguns profissionais podem estar se questionando se este público é um sucesso passageiro ou é um nicho que vai se manter estável no futuro. De acordo com o relatório da Research & Markets, o mercado da estética vai seguir em expansão em 2023 e está previsto um faturamento de US$ 78,6 bilhões, a nível mundial, no mercado da beleza masculina. Empresas líderes do segmento estão expandindo seus investimentos para oferecer produtos e tecnologias que atendam as demandas da estética masculina.
Um exemplo de equipamento que pode ajudar a captar mais consumidores desse nicho, é o novo lançamento da Tonederm: a Níoo. A 1ª Estação Multitratamentos Modular Móvel do Mundo, permite combinar procedimentos, o que tornam as aplicações mais rápidas, além de contar com tecnologias que diminuem o desconforto nas sessões. Outro diferencial é que a Níoo é uma estação móvel, ou seja, permite realizar atendimentos personalizados onde o cliente estiver. Acesse e descubra tudo sobre essa novidade.
Com todos os dados apresentados aqui, vale a pena considerar investimentos que atendam o setor masculino. Cada vez mais, vemos as pessoas estabelecendo um relacionamento saudável com a estética, sendo que o público masculino é um bom exemplo disso. Por isso, é importante incentivar esse público a continuar se cuidando, já que mais do que resultados puramente estéticos, o autocuidado promove qualidade de vida.